Construct 3, experiência de uma Artista

Hoje vim falar da minha experiência, como artista que pouco entende de programação, com a plataforma do Construct 3, que ainda está em sua fase beta.

Já havia usado sua versão anterior, Construct 2, e me adaptado muito bem a ela, e com essa nova versão não foi diferente, na verdade acredito que houveram poucas mudanças, porém a melhor delas é que agora não é preciso baixar e instalar nada, tudo pode ser feito no browser e depois salvo na sua nuvem, no meu caso usei a do Google Drive, tudo funciona sem complicações. Nada melhor do que saber que não vai perder seu progresso em um projeto.

Para uma pessoa que nem eu, que não tem tanta proximidade com a programação (nunca fui muito amiga dela), o construct acabou se tornando mais um alivio, sua interface é limpa e fácil de entender, não posso dizer que é muito intuitiva, mas também não é difícil de entendê-la, depois de uma ou duas vezes que utiliza a plataforma você já consegue, sem problemas, fazer qualquer jogo.

Há também algo interessante, você pode usar o construct no celular! Sim. Ele funciona do mesmo modo que pelo computador, obviamente que usá-lo pelo aparelho não é tão confortável, porém é funcional da mesma forma, vale a pena tentar usar.

Se está se perguntando como é a lógica dele, te digo que não é diferente de qualquer outra, pois há um código, contudo, para aqueles que preferem fazer de outra forma também é possível. Já utilizei e utilizo a Unity, e também tive uma rápida experiência com Duality e Unreal, e sem dúvidas posso dizer que Consruct 3 é mais simples, lógico que possui suas limitações, entretanto não perde muito, há muitas opções e possibilidades com essa plataforma.

A ideia do jogo de breakout que tive que fazer foi bem simples e com uma arte mais divertida e, sem mentir, se eu fiquei vinte minutos fazendo tudo ali foi muito, a lógica é rápida até para quem não tem o costume de programar com frequência, o que para artista é uma mão na roda, tudo ali é muito rápido. Conheço uma pessoa que disse que se todos os artistas descobrissem sobre Construct 3 e o que dava para se fazer nele, os programadores não teriam mais artistas. Não duvido. Brincadeirinha, mas nem tanto.

Sinceramente, o post pode ter ficado pequeno e sem muitas comparações com as demais plataformas, mas talvez se fosse tentar explicar fosse ficar mais confuso ainda e não chegariamos em nada, pois para mim abrir essas outras plataformas é como olhar para o inferno, me perco fácil e nunca sei o que estou fazendo. Talvez seja a interface? Ou eu apenas não me dei bem com elas? Não sei, só sei que Construct 3 chega a ser até divertido de usar, então se eu fosse você não perderia tempo e usaria ele, nem que fosse para fazer joguinhos simples.

Segue link do Jogo CatOut, um breakout de Gatos: https://ari-ah.itch.io/catout

Relacionados :

Comentario (s):