Construct 3 – Inovando e Revolucionando?

Olá, acabei de experimentar o novo Construct 3, e estou aqui para compartilhar essa experiência com vocês.
Mais uma vez trabalhamos com um breakout, tentamos recriar o projeto feito na Duality Engine, e terminou sendo muito melhor que o esperado.
Então aqui está a nossa versão do “Breakout Ducklings, v2” (Baixar).

Não foi utilizado nenhum tutorial, visto que o Construct 3 é bem intuitivo e relativamente fácil de se trabalhar, e qualquer iniciante pode usa-lo como uma Engine para aprender a criar jogos. Como feito da última vez aqui estão aqui pontos a serem observados.
Prós
– Simplicidade;
– Event Sheets;
– Ferramentas;
– Sem Instalação;
– Tutoriais / Comunidade

Contras
– Visual
– Somente 2D;
– Alguns Bugs da versão Beta

 

Apesar de ter um visual simples ao ser pareado com outras Engines, o Construct 3 na versão BETA está entregando mais do que o esperado. A engine continua fácil de ser compreendida, A versão web pode pedir um pouco do seu navegador, logo, se você tem muitas extensões, e deixa seu navegador sobrecarregado com abas, não vai trabalhar muito bem.

Ainda não existe a possibilidade de fazer jogos 3D no Construct, mas já é possível publicar jogos em Android, Windows, Mac, Linux e muitas outras plataformas. Como a versão que está no ar é a beta tive um acesso diferenciado, e utilizei a engine de forma gratuita, e pude perceber certos problemas de sincronia ao tentar salvar projetos.

Se você não gosta de programar, o Construct tem Event Sheets que funcionam quase que da mesma forma que as Blueprints da Unreal Engine 4. E com ferramentas internas de edição de imagem é possível criar rapidamente.

A comunidade do Construct é bem grande e possui fóruns e muitos tutoriais no Youtube, a minha avaliação final é que a Engine é ótima para iniciantes e até um nível intermediário. Se você deseja trabalhar com 2D apenas pode se sentir a vontade no Construct. Mas para projetos mais complexos já recomendo algo mais avançado, acredito que a Engine nesse formato tem tudo para se tornar a mais popular no mercado, depende muito de como a empresa pretende trabalhar com ela.

Relacionados :

Comentario (s):