Duality, primeiras impressões

Como desenvolvedor de jogos temos sempre como referência a engine unity, pois a mesma é cheia de recursos interessantes que você possa precisar em seu projeto, além de sua loja com muitos assets para facilitar o trabalho. Mas hoje falarei de uma ferramenta chamada Duality que ao lado da unity se torna pequena, mas isso não significa não ela não vale a pena ser explorada. Embora seja verdade que compartilham alguns conceitos comuns. Vou tentar passar a minha experiência com o uso desta ferramenta.   

Deixando de lado as diferenças aparentes no fluxo de trabalho, estilo de codificação e features, o que pode ser ressaltado é a idéia central. Para mim o melhor de duality é a simplicidade pois cada jogo já vem com os editores de níveis e conteúdo que o desenvolvedor também usou sem se preocupar com versão da engine e complementos que possam usar. Basta somente copiar toda a pasta do projeto e transferi-la para outra pessoa.

A partir de um trabalho proposto pela matéria de plataformas alternativas para jogos, tivemos que desenvolver o jogo breakout na engine Duality. A partir um dos poucos materiais disponíveis na web, pude concluir o projeto. Mas nem tudo correu bem, apesar da interface ser amigável, tive alguns problemas com relação as APIs que a Duality necessita, que depois de muita pesquisa pude debugar o projeto com sucesso.

Vale ressaltar na Duality a facilidade de transferência de todo o projeto para outra pessoa, é uma engine muito boa para desenvolvimento de pequeno projetos.

Referencia : http://www.snowypeakstudio.com/2015/03/02/breakout.html

Link para Download do Jogo : https://ahiuexpress.itch.io/ahiuout

Formado em Ciência da Computação na Universidade Unifenas situada na cidade de Alfenas-MG, atualmente cursando Jogos Digitais na PUC - Campinas, apaixonado por Games e Designer.

Relacionados :

Comentario (s):