Entrando no desenvolvimento de jogos

Quem nunca se perguntou como foi desenvolvido aquele jogo que tanto gostou? ou nunca ficou imaginando como poderia ser divertido se tivesse um jogo com a sua ideia? Se você levantou a mão em alguma dessas perguntas, provavelmente você não é o público alvo desse artigo.

O objetivo desse artigo é guiar aquele que quer criar seus jogos em casa e também quem deseja trabalhar na área.

Mercado Internacional: A indústria internacional de jogos está crescendo muito a cada dia, e desde 2003 ela ja rende mais que a indústria de filmes. A previsão para os próximos 5 anos é que a área cresça 20% ao ano. Só no ano de 2007, foram movimentados 50 bilhões de dolares.

Estamos na sétima geração de videogames, na última geração temos: Sony Playstation 3, Microsoft Xbox 360 e Nintendo Wii em consoles, e: Playstation Portable (PSP), Nintendo DS e Celular para portáteis.

Mercado Nacional: Os impostos de fabricação de hardware no Brasil são os maiores de todo o mundo, chegando a 80% e também de produto industrializado (IPI) chega a 50%. Isso faz com que poucas empresas fabriquem seus consoles no Brasil, obrigando as lojas a importarem os consoles de outro país, atividade que também sofre 30% de imposto de importação (II).

Outro assunto que também é pertinente, é o consumo de produtos alternativos que totalizam 94% do mercado nacional. Podemos dizer que isso é uma consequência, e não a causa da falta de investimento no país.

Ideia de um jogo: Basicamente o jogo nasce de uma ideia, seja ela qual for, e a ideia pode ser:
– Um conceito original estabelecido por alguem, isso quer dizer que é uma ideia nova e jamais vista;
– Uma sequência ou remake de algum jogo já existente;
– Um jogo baseado em uma história já existente, por exemplo: filmes, desenhos e história em quadrinhos;
– Uma simulação de jogos não eletrônicos, por exemplo: cartas, boliche e tabuleiro.

Áreas de atuação: Para trabalhar com jogos, não necessáriamente temos que ser programadores, aliais, hoje em dia a área mais carece das demais funções. Podemos listar as principais e fundamentais em um jogo comercial:
– Diretor: Quem tem a visão completa do jogo como um negócio, quem fará a administração dos recursos humanos e financeiros, análise de previsão e resultados obtidos;
– Produtor: Responsável pela administração do orçamento de produção, publicidade necessária para o jogo ter visibilidade, distribuição das cópias para os locais apropriados e campanha de marketing;
– Roteirista: Criação do roteiro e história do jogo;
– Designer: Quem identifica os aspectos, características, jogabilidade, interação com o jogador a ser desenvolvida, tecnologias e recursos que serão utilizados e a criação de Storyboards incluindo fases, mundos, ambientes e personagens baseando-se sempre no roteiro desenvolvido. Essa é a função mais importante em desenvolvimento de jogos;
– Artista: Responsável por desenhar, modelar, pintar e animar todos os elementos descritos pelo designer;
– Programador: Desenvolvimento e codificação da engine, codifica todos os elementos para que realizem todas as tarefas descritas pelo designer, utilizam kits de desenvolvimento no caso de consoles e engines/apis no caso de computadores.

Storyboard: É uma criação de desenhos imóveis, palavras e instruções tecnicas que descrevem cada cena do jogo.

Distribuição: Para jogos de console, a fabricante faz uma prévia análise do jogo antes de fabricar as cópias, podendo ser rejeitado e ter que ser sujeito a alterações para ser analisado novamente. Após a aprovação definitiva, a fabricante envia uma grande quantidade de cópias à desenvolvedora para que sejam distribuídas.

Custos

Os custos do desenvolvimento de um jogo são altos, e podem ser dividos em:
– Licenciamento do console: A desenvolvedora paga para a fabricante do console a utilização de sua plataforma. Esse custo é calculado por cópia vendida;
– Desenvolvimento: O custo da mão de obra especializada, funcionários ou terceiros que irão trabalhar no desenvovimento do jogo;
– Publicidade: O jogo precisa ser divulgado, mídias como internet, revista e até televisão podem ser utilizados. Esse custo também é da desenvolvedora;
– Outras licenças: Algumas licenças de software ou bibliotecas utilizadas cobram por unidade vendida, outras cobram por licença de desenvolvimento. Esse custo terá que ser previamente calculado para não haver nenhuma surpresa no fim do projeto;
– Operacionais: Custos para manter a equipe trabalhando em algum lugar, funcionários não necessáriamente envolvidos no desenvolvimento do jogo, mas que são necessários para manter a ordem e a estrutura funcionando, transporte de cópias também deverão entrar na conta.

Desenvolvimento nas plataformas atuais

Cada uma plataforma possui seu kit de desenvolvimento proprietário e pago, porém além do computador existem outras alternativas para desenvolver jogos para essas plataformas:
– Microsoft Xbox 360: Possui seu kit de desenvolvimento profissional, porém com alternativa grátis chamada Microsoft XNA Studio Express, podendo ser desenvolvidos jogos para PC e para Xbox, pode ser baixada no link no site do XNA;
– Sony Playstation 3: A plataforma da Sony é uma das mais fechadas, que possui seu kit de desenvolvimento com custo alto. Porém a ultima novidade é que sairá um concorrente para a ferramenta da Microsoft, XNA chamada Phyre Engine que possibilitará usuários a criarem seus jogos utilizando toda a potência do Playstation 3;
– Sony Playstation Portable: Também como o Playstation 3, o Portable da Sony também é bem fechado e o desenvolvimento gratuito nessa plataforma é feito de maneira ilegal através de ferramentas criadas por usuários que utilizam falhas do console para rodar esse tipo de aplicativo;
– Nintendo Wii: A nintendo também possui o seu kit de desenvolvimento profissional, e devido as duas maiores concorrentes estarem brigando pelo desenvolvimento gratuito começaram rumores de que o Wii também terá a sua ferramenta para usuários;
– Nintendo DS: Assim como o PSP, o console portátil da Nintendo não possui qualquer tipo de ferramenta para usuários desenvolverem jogos ou aplicativos sem utilizar o kit oficial;
– Computador: A plataforma PC é a mais aberta, e possui uma quantidade muito grande de opções para desenvolvimento não só de jogos amadores como profissionais de baixo ou nenhum custo.
– Celular: O desenvolvimento de jogos e aplicativos para celular cresceu muito devido a evolução rápida desses dispositivos, hoje também é possivel criar jogos em 3D para celulares. As duas plataformas mais utilizadas é a Symbian e o Java (JME), porém a microsoft anunciou que será disponibilizada na versão 3.0 do XNA a opção de desenvolvimento de jogos para plataforma Windows Mobile.

Ferramentas para desenvolvimento para PC

Para desenvolver jogos para PC, temos a opção de utilizar diretamente as APIs gráficas (DirectX e OpenGL) porém teremos que re-desenvolver muita coisa, gastando muito tempo. A opção mais viável é utilizar engines prontas e disponíveis para cada parte do Game, essas engines variam de qualidade, linguagem, facilidade, preço e complexidade. Cabe a nós testa-las e encontrar a engine que mais se adeque as necessidades do Game. Segue uma lista de engines para cada parte:

Engines gráficas:
– Irrlicht (http://irrlicht.sourceforge.net), muito boa engine gráfica em C++, foco em 3D, intuitiva e fácil de usar;
– OGRE (http://www.ogre3d.org), engine gráfica muito experiente em C++, foco em 3D, complexa e com bastante material;
– XNA (http://msdn.microsoft.com/xna/), engine gráfica em C# da Microsoft, foco em 3D, que compila para ambiente PC e XBOX360;
– SDL (http://www.libsdl.org), engine gráfica e sonora simples de usar, foco em 2D, nativa em C++;
– Allegro (http://alleg.sourceforge.net), engine gráfica experiente e simples de usar, foco em 2D, nativa em C++;
– GLScene (http://www.glscene.org), engine gráfica em OpenGL muito completa, foco em 3D, desenvolvida para Delphi.

Engines físicas:
– ODE (http://www.ode.org), engine de física totalmente open e free nativa em C++, simples e fácil de usar;
– Newton (http://www.newtondynamics.com), engine de física muito completa e fácil de usar nativa em C++, uso profissional pago;
– Ageia (http://www.ageia.com), engine de física também muito completa e fácil de usar nativa em C++, recentemente comprada pela Nvidia, uso profissional pago.

Engines sonoras:
– Irrklang (http://www.ambiera.com/irrklang/), engine de som criada em C++ para trabalhar especialmente com a Irrlicht;
– Fmod (http://www.fmod.org), engine muito experiente em C++;
– OpenAL (http://www.openal.org), engine muito experiente em C++;
– SDL (http://www.libsdl.org), engine gráfica e sonora simples de usar, nativa em C++.

Após relacionar as engines que iremos utilizar, basta escolher a IDE C++ preferida para iniciar o desenvolvimento:
– Microsoft C++ Express Edition (http://www.microsoft.com/express/vc/), grátis para o uso somente no Windows;
– Code::Blocks C++ (http://www.codeblocks.org), grátis e presente no Windows e no Linux;
– Dev C++ (http://www.bloodshed.net/devcpp.html), grátis e somente para Windows.

Ferramentas para desenvolvimento rápido de Games

Uma alternativa rápida para quem não possui uma equipe ou tempo para desenvolvimento são ferramentas que possuem um pré-formato de game ou funcionalidades. Essas ferramentas reunem várias engines e disponibilizam um framework para o desenvolvimento rápido de um Game. Segue alguns exemplos:
– RPG Maker (http://tkool.jp/products/rpgxp/eng/), ferramenta para desenvolvimento RPGs;
– Mugen (http://www.mgbr.net), ferramenta para desenvolvimento de jogos de luta;
– 3D Game Studio (http://www.3dgamestudio.com), ferramenta para desenvolvimento de jogos 2D e 3D;
– True Vision 3D (http://www.truevision3d.com), ferramenta para desenvolvimento de jogos 2D e 3D;
– Unity 3D (http://www.unity3d.com), ferramenta para desenvolvimento de jogos 3D.

Ferramentas para desenvolvimento para Celular

(novo) Para desenvolver para iPhone, leia aqui.

Para desenvolver em JME, basta baixar o EclipseIDE (http://www.eclipse.org) junto com o plugin EclipseME (http://www.eclipseme.org) e o Java Wireless Toolkit da Sun (http://java.sun.com/products/sjwtoolkit/). Com esses aplicativos instalados, você irá possuir uma estação completa de desenvolvimeto e emulação de aplicativos e games em JME. A grande maioria dos dispositivos móveis de hoje possuem suporte a JME.

Cursos em São Paulo:
– Senac: http://www.senac.br
– Impacta: http://www.impacta.com.br
– Alpha Channel: http://www.alphachannel.com.br

Graduação em São Paulo:

– Anhembi Morumbi: http://www.anhembi.br
– Unicsul: http://www.portalunicsul.com.br

Formado em Ciência da Computação na Universidade Unifenas situada na cidade de Alfenas-MG, atualmente cursando Jogos Digitais na PUC - Campinas, apaixonado por Games e Designer.

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