O game design visto muitas vezes como parte do desenvolvimento de um game, e assim tendo seu significado mal entendido ou mesmo confundido com outras funções especificadas. O game design é difícil de ser definido para um público leigo pois pode ser entendido com as mesmas características de um design gráfico entre outros existentes.
E uma visão mais ampla de um projeto podemos notar a necessidade de vários profissionais e suas funções, funções técnicas como músicas ou artes visuais são separadas com conhecimentos nativos de sua área. O game design domina conceitos específicos diretamente relacionadas como outros tipos de jogos, ou indiretamente relacionadas, como no caso de psicologia ou da semiótica.
O game design por sua vez não está relacionado as artes visuais ou a programação, como é o pensamento de muitos. O mesmo tem de ter a visão do projeto como um todo, ele deve ter o conhecimento específicos de sua área, cabe a ele balancear e dosar as mecânicas de sorte, habilidades, dificuldades das regras.
O desafio de um game design é fazer um bom jogo, independente do que se lê na caixa, folhetos e vídeos para o público que irá usufruir, que no caso de um jogo educativo é o estudante, fazendo com que o mesmo não fique desestimulado, influenciando negativamente a relação ensino-aprendizagem. Depois do reconhecimento de um bom jogo, a busca de conteúdo e competências que este pode desenvolver está destinada ao profissional do ensino e transcorre parecido com uma aula na qual se buscam novos suportes, como, no caso, um jogo digital.
O ponto de partida de um jogo digital é divertir e o objetivo no caso seria educar. Não fosse isso, bastaria transformar todos os livros em e-books, e teríamos então o ensino digital, como é feito a maioria dos cursos a distância.
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