Ariel Ramos, Renê Druziani, e eu (Anderson Stafocher) estamos escrevendo este blog com o intuito de relatar nossa experiência com a Unreal Engine 4.
A engine já possui de início alguns exemplos básicos de jogos que é possível fazer nela, o que já é muito útil para quem não tem experiência com a engine, pois nos dá a possibilidade de explorar esses exemplos e entender como funcionam.
Outro ponto bom para a engine, são as blueprints, que no meu caso, ajudaram muito, já que não tenho muita experiência com programação, e muito menos com C++, usando apenas lógica para realizar as coisas do jogo.
É possível importar assets e modelos de outros programas, para serem usados como meshs por exemplo. O que facilita, já que não precisamos usar apenas as formas já pré fornecidas. A engine dá a opção de iniciar um projeto já com vários assets de efeitos, etc, porém achei um pouco desnecessário tanta coisa de uma vez, já que só isso já pesou mais de 500mb no projeto.
As blueprints, utilização dos objetos , luzes, câmeras, etc, são bem intuitivas , e com um tutorial rápido já é possível aprender a usar e compreender as ferramentas da engine.
Outro ponto positivo da engine é a possibilidade de criar jogos em 4k, jogos para consoles, como PS4, Xbox One e o novo Nintendo Switch, porém não explorei essas possibilidades, então não sei sobre o suporte e os recursos disponíveis para essas plataformas.
Apesar de não termos conseguido finalizar o jogo como queríamos, conseguimos entender o básico da engine, através do tutorial de breakout que nos foi disponibilizado, e no futuro com certeza vamos usar mais vezes essa engine, que ao meu ver, foi a melhor e mais intuitiva que já usamos.
Link do jogo: https://rene-zephyrum.itch.io/bugout
Comentario (s):