Testing/Testando Unreal Engine 4

Olá, hoje quero relatar como é trabalhar com a Unreal Engine 4.
Para ter uma experiência bem comparativa, o projeto escolhido também foi um jogo no estilo “Breakout” (Baixar), que foi feito utilizando principalmente este Tutorial.

A “Unreal Engine 4” , ou UE4 é uma das melhores Engines para desenvolver jogos, e foi utilizada para fazer jogos bem famosos. Gostaria de fazer um blog semelhante ao da Duality Engine, mas como a Unreal é bem complexa e bem mais avançada estarei levantando apenas alguns pontos que percebi durante o processo de desenvolvimento. O tipo de coisa que afeta aos iniciantes na Engine e não aos profissionais da mesma.

Prós
– Visual
– Exemplos de Jogos.
– Blueprints
– Customização
– Iluminação

Contras
– Requisitos de Sistema
– Tutoriais / Comunidade
– Excessos

A engine tem um visual incrível, e pude perceber isso enquanto assistia a tutorias, antes mesmo de instala-la. O launcher é bem mais avançado que o da Unity que permite a você ter diversas versões da Unreal em um mesmo local. Mas ao abrir a Engine percebi o primeiro ponto negativo. Demorou e muito para carregar, achei que poderia ser algo relacionado a primeira abertura, mas não, ao verificar o site percebi que o meu computador estava um pouco abaixo das especificações recomendadas, e estas incluem 8GM de RAM, Processadores Quad 2.5GHz, e uma placa de video razoável. O meu computador rodou 1 projeto vazio da Engine com a mesma potência que roda 4 projetos que já fiz na Unity abertos ao mesmo tempo.

A Unreal não é para qualquer um, você precisa ter um computador de alta qualidade para trabalhar sem lentidão com ela. Fazendo uma comparação mais clara, rodar a Dualiy Engine faz você achar que o seu carro do ano está com um motor de fusca. A Unity faz mais jus ao seu veículo como motor, já a Unreal faz você achar o seu carro do ano um fusca com motor v8.

Quando carregou puder perceber que a Engine tem uma alta navegabilidade, mas não consegui achar isso 100% positivo ao longo do desenvolvimento. Por exemplo: é possível criar novas janelas dentro de um mesmo projeto ou abas, para fazer alterações mais detalhadas, mas existe a necessidade de confirmar alterações constantemente, e não parece algo muito intuitivo.

A engine tem exemplos de jogos que ajudam você a entender como ela funciona, e muitos desses jogos tem Blueprints prontas, e estas são basicamente o código do jogo, mas não são bem códigos, são mais lógica. As Blueprints tem uma linguarem de C++ que funciona como Fluxogramas, você liga variáveis e vai criando chaves o que é mais trabalhoso, mas torna a lógica mais compreensível. Quero deixar aqui um link que me ajudou a entender como funcionam as Blueprints

Com relação a customização pude perceber que é um ERRO usar uma Engine tão completa para fazer um simples Breakout. Tem muitas opções disponíveis, algo que faz qualquer iniciante se perder facilmente. É relativamente simples fazer coisas como Criar Objetos de Jogo e fazer Prefabs, mas não é tão simples associar componentes a eles como Sprites e Colisões, colocar um material em um objeto então é algo muito complexo para um novato. Criar um material é mais complexo pois também usa um sistema de Blueprints, muito semelhante ao 3DS MAX.

Existe uma grande variedade de Assets e Plugins, e é possível perceber que a Engine pode fazer jogos incríveis, mas ela tem demais para fazer um Brekout. Me faz pensar que ela é convidativa a novos usuários, mas não é voltada a eles nesse aspecto de simplicidade. Acho que é nisso que a Engine se distingue das outras, ela se destina mais a grandes projetos, e percebe-se que existe uma grande qualidade de iluminação, mas creio que a Engine peca um pouco na forma de trabalhar com texturas. 

A comunidade da Unreal é bem maior que a do Duality, semelhante a do Construct, só que mais restrita. Existem tutorias para quase todo tipo de jogo, mas não há uma grande diversidade dos mesmos. Percebe-se que a Engine não é tão voltada ao aprendizado e sim a usuários altamente experientes. Creio que isto poderia ser melhorado, a Engine deveria ter um sistema de Packages, que aumentaria o peso que a mesma tem no seu sistema, conforme a necessidade do usuário, isso ajudaria a nivelar um pouco mais a usabilidade da mesma.

Relacionados :

Comentario (s):